Artigos e Publicações


Trecho - Discurso do Senador Marco Maciel no Senado Federal:

Na foto acima o Senador Marco Maciel e a sua esquerda Dr. Edmir F. Garcez, Pres. INAMA/BR, Ministro Dr. Francisco Rezek, evento no Itau Cultural, setembro/2006.
 

"29502 Quarta-feira 27 DIARIO DO SENADO FEDERAL Setembro de 2006-MARCO MACIEL

Sr. Presidente, penso que a lei, ao completar seus dez anos, está cumprindo, com êxito, seus objetivos.

Hoje pela manhã, tive a oportunidade de participar de um evento que muito apreciei: o Simpósio Nacional “Os Instrumentos Extrajudiciais de Solução de Conflitos”, que se realizou em São Paulo, promovido pelo INAMA-Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem.

A abertura, a que compareci, contou com a presença do ilustre amigo Governador de São Paulo, o Professor Cláudio Lembo, que na ocasião proferiu, como mestre de Direito que é, palavras muito adequadas ao tema, fazendo, inclusive, apreciação sobre seus efeitos na sociedade brasileira. Também estavam presentes o ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-Ministro das Relações Exteriores Francisco Resek; o Dr. Fernando Tadeu Perez, Presidente do Banco Itaú; o Dr. Edmir Garcez, do INAMA/BR; e o Dr. Norberto Legrazie, do INAMA/SP.

O INAMA - Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem – tem uma história de participação muito ativa na Lei da Arbitragem. É uma entidade privada, sem fins lucrativos, independente, neutra e imparcial, fundada em 1991, com o apoio, entre outras entidades, da American Arbitration Association. E, posteriormente, com a Lei da Arbitragem, ela expandiu as suas atividades.

Decisões ocorridas após a sanção da lei muito contribuíram para que a arbitragem se enraizasse em nosso País Gostaria de voltar também ao tema para dizer que o evento aberto hoje em São Paulo prossegue até amanhã, com a presença, inclusive, de Congressistas como Walter Barelli, Deputado Federal; o ex-Ministro do Trabalho Almir Pazzianoto Pinto, além de especialistas interessados se constitui num momento de uma grande reflexão sobre a Lei de Arbitragem.

Permite fazer com que se desenvolva também, no Brasil, a mediação e a conciliação.

O INAMA preparou um excelente folder sobre a lei e esses institutos irmãos, se assim posso dizer, a mediação e arbitragem."